15.12.09

Negociadores correm contra relógio para chegarem a um acordo



Faltando apenas quatro dias para o fim da conferência das Nações Unidas sobre mudança climática, negociadores de 192 países correm contra o relógio para chegar a um acordo, depois de um começo de semana tenso, que levou até à suspensão temporária da reunião.

Consultas informais entre os ministros que chefiam as delegações vão tentar desentravar as negociações tanto por um acordo que inclua os Estados Unidos como pela extensão do Protocolo de Kyoto, também a partir de 2012.
Na quarta-feira, os ministros darão espaço aos chefes de Estado que começam a chegar nesta terça, incluindo o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.
Por isso, as negociações desta tarde serão decisivas.

No primeiro dia da semana final da conferência, representantes de delegações africanas abandonaram as seções de negociação, o que levou à suspensão temporária, por cerca de cinco horas, da reunião.

Insatisfeitos, representantes do grupo G77/China, que inclui o Brasil, a Índia, a África do Sul, a China e vários dos países mais pobres do mundo, exigiram que as negociações não se concentrassem exclusivamente em um novo acordo, como grande parte dos países ricos vinham defendendo, mas sim, em uma extensão do Protocolo de Kyoto.
Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.