18.12.09

Obama diz que não foi a Copenhague para conversar, mas para agir




COPENHAGUE - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz pronunciamento na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, e disse que não foi a Copenhague para conversar, mas para agir. - A questão, agora, não é a natureza de nosso desafio, mas a capacidade de enfrentá-lo - afirmou.

- Nós renovamos as nossas metas nas negociações sobre as mudanças climáticas, colocando nossa população para trabalhar, incentivando a energia limpa - lembrou. - A maneira como produzimos e usamos a energia é essencial para os EUA - segundo Obama. - A América vai continuar neste curso de ação para conseguir uma energia mais limpa no que diz respeito à economia. Eu acredito que se isso é bom para nós, é bom também para o mundo - afirmou Obama.

- As economias mais ricas devem se comprometer a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Quase todas as economias mundiais já se comprometeram com isso - disse. - Estamos vivendo um compromisso mútuo entre todos os países para que possamos virar esta página - prosseguiu.

Obama reforçou o que a secretário de Estado, Hillary Clinton, disse ontem sobre os esforços americanos para ajudar a mobilizar os US$ 100 bilhões para combater o aquecimento. - Nós temos que decidir agora se vamos para a frente juntos ou vamos nos separar - enfatizou.

Obama afirmou ainda que alguns países em desenvolvimento acham que os ricos têm que pagar um preço mais alto. - O tempo de se discutir acabou. Chegamos ao fundo do poço. Ou a gente abraça esse acordo e continua a melhorá-lo ou a gente escolhe andar para trás, retroceder - ameaçou. - Não temos tempo para desperdiçar. Os EUA fizeram sua escolha. Acredito que seja o tempo para o mundo se unir em torno dessa proposta comum - concluiu.
JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.