26.1.10

VOCÊ SABE O QUE É IMPACTO AMBIENTAL?

Impacto Ambiental




Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais. fonte



Qualquer alteração significativa no meio ambiente - em um ou mais de seus componentes- provocada pela ação humana.
"Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem:(I) a saúde, a segurança e o bem-estar da população;(II) as atividades sociais e econômicas; (III) a biota; (IV) as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; (V) a qualidade dos recursos ambientais" (Resolução do CONAMA n.º 001 de 23/01/86).
"Qualquer alteração no sistema ambiental físico, químico, biológico, cultural e sócio-econômico que possa ser atribuída a atividades humanas relativas às alternativas em estudo para satisfazer as necessidades de um projeto".(Canter,1977)
"Impacto ambiental pode ser visto como parte de uma relação de causa e efeito. Do ponto de vista analítico, o impacto ambiental pode ser considerado como a diferença entre as condições ambientais que existiriam com a implantação de um projeto proposto e as condições ambientais que existiriam sem essa ação" (Dieffy, 1975).
"Uma alteração (ambiental) pode ser natural ou induzida pelo homem, um efeito é uma alteração induzida pelo homem e um impacto inclui um julgamento do valor da significância de um efeito" (Munn,1979).
"Impacto ambiental é a estimativa ou o julgamento do significado e do valor do efeito ambiental para os receptores natural, sócio-econômico e humano. Efeito ambiental é a alteração mensurável da produtividade dos sistemas naturais e da qualidade ambiental, resultante de uma atividade econômica" (Horberry, 1984).


Impacto positivo ou benéfico

Quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.

Impacto negativo ou adverso

Quando a ação resulta em danos à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.

Impacto direto
Quando resulta de uma simples relação de causa e efeito, também chamado impacto primário ou de primeira ordem.

Impacto indireto
Quando é uma reação secundária em relação à ação ou quando é parte de uma cadeia de reações; também chamado impacto secundário ou de enésima ordem (segunda, terceira, etc), de acordo com a sua situação na cadeia de reações.

Impacto local
Quando a ação afeta apenas o próprio sítio e suas imediações.

Impacto regional
Quando o efeito se propaga por uma área e suas imediações.

Impacto estratégico
Quando é afetado um componente ou recurso ambiental de importância coletiva ou nacional.

Impacto imediato
Quando o efeito surge no instante em que se dá a ação.

Impacto a médio e longo prazo
Quando o efeito se manifesta depois d decorrido certo tempo após a ação.

Impacto temporário
Quando o efeito permanece por um tempo determinado

Impacto permanente
Quando, uma vez executada a ação, os efeitos não cessam de se manifestar, num horizonte temporal conhecido.fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.