4.3.10

REFLORESTAMENTO


O termo reflorestamento tem sido utilizado para todo o tipo de implantação de florestas, porém não é correto falar em reflorestamento em uma área que nunca foi coberta por floresta. Por isso, o termo aplica-se apenas à implantação de florestas em áreas naturalmente florestais que, por ação antrópica ou natural, perderam suas características originais. Chama-se "florestamento" à implantação de florestas em áreas que não eram florestadas naturalmente.
Os objetivos podem ser comerciais (produção de produtos madereiros e não-madeireiros) ou ambientais (recuperação de áreas degradadas, melhoria da qualidade da terra etc.)
O reflorestamento é um ato de consciência ambiental que deve ser realizado com muita cautela, pois os resultados das intervenções, muitas vezes, podem ser contraproducentes.
Reflorestar significa: Replantar em um lugar onde houve devastação uma mata diferente da mata nativa da região.Tem seu lado positivo: O solo nunca fica sem nutrientes. E tem seu lado negativo: Aquela região fica sem sua mata nativa. Mas o melhor é a Regeneração, que é plantar em um lugar onde a mata foi desmatada, a mesma mata que foi devastada.
Na foto , detalhe de um córrego completamente assoreado e com extensas erosões devido ao desmatamento da sua mata ciliar.Com o reflorestamento, reduzimos o sério problema da perda de terra por meio de erosões.

 Projetos Brasileiros
Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
clickarvore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.