6.12.09

Quem são os negociadores brasileiros em Copenhague?



Conheça os representantes do governo brasileiro que compõem a delegação oficial e representarão o país em todas as discussões na COP-15, a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada de 7 a 18 de dezembro, em Copenhague


Além dos ministros de cada pasta, haverá um grupo técnico restrito, formado por embaixadores a assessores especiais. A comitiva será coordenada pela Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que deverá estar acompanhada pelos demais ministros Celso Amorim (MRE), Sérgio Rezende (MCT) e Carlos Minc (MMA).

O espaço de discussão – que abordará temas como adaptação e mitigação (redução de danos) das mudanças climáticas, a viabilização de financiamentos dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento e implementação de tecnologias limpas - terá dois tipos de representações. Os negociadores principais serão responsáveis pelas discussões relacionadas aos textos oficiais das decisões tomadas em Copenhague. Já os chamados articuladores, terão como papel negociar pontos específicos, durante as sessões, com o objetivo de compor consensos entre participantes diferenciados, como cientistas, sociedade civil e organizações governamentais, entre outros.

  
Veja, na galeria de fotos, os ministros e a maior parte dos negociadores que compõem a delegação brasileira, que teve recorde de inscritos este ano. No total, são 625 pessoas, incluindo membros do governo federal (75) - mas não o staff do presidente -, além de 28 representantes de estatais, representantes de organizações não-governamentais, das áreas política e técnica de diferentes ministérios e do poder judiciário, além de empresas.

Segundo o Itamaraty, todos os inscritos para compor a delegação são identificadas como delegados e podem circular nas reuniões realizadas durante a Conferência do Clima, podendo acompanhar todas as discussões. Entram, inclusive, em salas vetadas à imprensa. 


QUEM SÃO OS MINISTROS QUE ESTARÃO PRESENTES NA COP-15 

Dilma Rousseff, do Ministério da Casa Civil. Ela é economista e já ocupou o cargo de ministra de Minas e Energia (2003-junho 2005), foi secretária da Fazenda de Porto Alegre, presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1993) e secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul (1993-1994/1999-2002).
Sérgio Machado Rezende, do Ministério da Ciência e Tecnologia, é engenheiro eletrônico, mestre e doutor em Física. Atuou como professor universitário, desde a década de 60.
Carlos Minc, do Ministério do Meio Ambiente, é economista, mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutor em Economia do Desenvolvimento.

 fonte Sucena Shkrada Resk – Edição: Mônica Nune

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.