18.5.10

Cientistas publicam carta para se defender dos “negadores do aquecimento global”

Os cientistas do clima estão reagindo contra os ataques políticos aos seus estudos e reputação, por meio de uma carta publicada (10/05), na revista Science .A carta foi assinada por 250 membros da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
O Dr. Peter Gleick do Instituto Pacífico, que ajudou na produção da carta, afirmou que o documento surgiu em partes em resposta aos ataques políticos que seguiram a bombástica e mal incompreendida histeria que surgiu quando e-mails foram roubados de um instituto de pesquisas climáticas, na Inglaterra, e divulgados para todo o mundo. Escândalo também conhecido como Climategate.

 Senador James Inhofe

Os “negadores das mudanças climáticas,” como, por exemplo, o Senador americano James Inhofe, tem usado os e-mails roubados para tentar minar a reputação de alguns dos principais cientistas do mundo que pesquisam as mudanças climáticas. Os ataques ganharam circulação entre o público, tornando necessária uma resposta dos cientistas.

Abaixo um breve resumo da carta:
Muitas das violações realizadas à ciência do clima e aos respectivos cientistas, pelos “negadores das mudanças climáticas” são tipicamente conduzidas por interesses especiais ou dogmas, e não por uma iniciativa honesta de provar uma teoria alternativa plausível que comprove as evidências. O Painel Intergovernamental das mudanças climáticas (IPCC) e outras instituições científicas do clima, as quais envolvem milhares de profissionais produzindo estudos de maneira massiva e abrangente, às vezes, como é de se esperar, acabam cometendo alguns erros. Quando estes são apontados, logo em seguida são corrigidos. Mas não há nada identificado nos eventos recentes que mude as conclusões fundamentais sobre as mudanças climáticas, que são:
(i) O planeta está esquentando devido as grandes concentrações de gases provocadores do efeito estufa em nossa atmosfera. Um inverno com neve em Washington não altera este fato.
(ii) O aumento da concentração destes gases se dá principalmente pelas atividades humanas, especialmente as associadas à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.
(iii) As causas naturais sempre exerceram alterações sobre o clima da Terra, mas agora estão sendo potencializadas pelas mudanças provocadas pelo homem.
(iv) O aquecimento do planeta irá causar alteração de muitos outros padrões climáticos em velocidades nunca vistas antes, incluindo o aumento no nível do mar e alterações no ciclo hidrológico. O aumento das concentrações de carbono também está tornando os oceanos mais ácidos.
(v) A combinação destas complexas alterações no clima ameaçam cidades e comunidades costeiras, nossas fontes de comida e água, ecossistemas aquáticos, florestas, e muito mais.

fonte blog ambientebrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.