29.3.11

Agenda 21 promove construção de biblioteca sustentável

Uma das atuais metas do Fórum de Nova Friburgo é participar da construção da primeira biblioteca edificada a partir de aplicação de várias ecotécnicas, com reaproveitamento de materiais descartados, inclusive lixo seco (plástico, ferro e outros) e entulhos do estado do Rio de Janeiro. A edificação será chamada de Biblioteca Biodiversidade dos Saberes e, para construí-la o Fórum capacitará seus membros na Bioconstrução.
A iniciativa , segundo Paulo Roberto de Souza, coordenador do Fórum Local, é uma solução para o reaproveitamento de entulhos que acumularam no município após as catástrofes do início do ano na Região Serrana. “A ideia é construir um lugar que seja de todos, por isso uma biblioteca pública, que terá como tema o meio ambiente. Paulo acrescenta que o objetivo é tornar o local em uma vitrine para a bioconstrução no estado.
Para trabalhar no projeto, o grupo vai participar da  I Oficina de Taipa Telada promovida pela Bioconstrutores Sem Fronteiras-RJ, que é gratuito e será realizado, em maio, na vila sede do 7º distrito de Nova Friburgo, em São Pedro da Serra. Além disso, a coordenação do Fórum Local incentiva os participantes a fazerem o Curso de Permacultura, Design e Consultoria (PDC), que acontecerá no sítio Refazenda, também em Nova Friburgo, do dia 15 a 24 de abril. A permacultura é uma maneira de planejar instalações humanas sustentáveis que funcionem em harmonia com as leis naturais e com cada ecossistema.
As inscrições para a oficina de Taipa Telada podem ser feitas até o dia 25 de abril com o coordenador local do Grupo Bioconstrutores Sem Fronteiras-RJ, Carlos Pinto, através do e-mail: carlospinto786@gmail.com, ou pelo telefone (22) 2542-3077.
Para mais informações sobre o Curso de PDC acesse o site do Sítio Refazenda.

Leia mais sobre Construção Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostamos dos comentários, por isso lemos e respondemos,porém os que tiverem palavras de baixo calão, ou que não seja assunto inerente ao blog apagaremos!Abraços.